sexta-feira, 19 de abril de 2013

MACEIÓ E PARIPUEIRA SÃO LUGARES FANTÁSTICOS PARA MERGULHAR



Pouco explorada pelos mergulhadores autônomos, os 230km de costa alagoana preservam muitos recifes de corais, que formam piscinas naturais, além de esconderem muitos naufrágio e "cabeços", recifes que não afloram à superfície do mar, como o do Recanto e do Eufrásio. Arraias, meros, caranhas e tartarugas visitam os destroços do naufrágio Draguinha e do Dragão (ambos a 7 milhas da costa), assim como a balsa Sequipe. Os três, porém, são mergulhos com pelo menos 30m de profundidade. Paripueira, a 30km de Maceió e dentro de uma APA, é um novíssimo point e tem grandes recifes a apenas 12m de profundidade. Points com mergulho livre garantido.

Naufrágio Draguinha


O Draguinha, navio brasileiro está afundada a 30 metros de profundidade a 7 milhas da costa de Maceió. Este naufrágio aconteceu em 29 de junho de 1962.

Naufrágio Dragão


Afundado por volta de 1918, o Dragão, navio brasileiro, repousa a cerca de 32 metros de profundidade e a 12 milhas da costa de Maceió.

quinta-feira, 28 de março de 2013

O PESCADO DURANTE A SEMANA SANTA



Semana Santa é uma tradição religiosa cristã que celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa.


A cultura de na sexta-feira da paixão não comer carne vermelha leva o consumidor a optar pelo pescado, porém é importante ter muito cuidado na hora de escolher o pescado.

Na hora de comprar o pescado é importante observar se os olhos estão salientes e brilhantes, já que os peixes que não estão frescos possuem olhos fundos e opacos. A carne deve estar firme e resistente, e as vísceras bem diferenciadas. Também é importante observar se as guelras estão com cores vermelho vivo  e sem muco, e o cheiro agradável.

Boa páscoa à todos!!


Ótimos mergulhos!!!






quarta-feira, 27 de março de 2013

IMAGENS IMPRESSIONANTES DO FUNDO DO MAR



Estas cenas espetaculares foram capturadas durante mergulhos nas ilhas Fiji e Tonga. Ele mostra imagens inebriantes de corais, animais multicoloridos e exibe alguns bichos pouco conhecidos.

Se você tem interesse em mergulhar procure uma operadora de mergulho. Se não quiser investir ainda em um curso pergunte sobre a ‘aventura de mergulho’, também conhecido pelo jargão ‘batismo’. É um mergulho de pouca profundidade e baixo risco guiado por um instrutor certificado.



domingo, 17 de março de 2013

EMAGREÇA PRATICANDO MERGULHO

  
Os mergulhadores que fazem caça submarina perdem 4 kilos em média, pois permanecem muitas horas dentro da água. Quem faz mergulho autônomo perde em média 900 kilo calorias por mergulho


Mergulho em Apnéia (Caça)

Utilizando técnicas de mergulho, é possível caçar ou pescar espécimes submarinas, atividade que se utiliza de um arpão, este solto ou armado em arbalete ou em uma arma pneumática, para realizar a caça. 
Este tipo de mergulho pode ser praticado também como esporte de aventura, por meio de técnicas de mergulho livre, ou seja, em apneia que consiste basicamente em o atleta permanecer maior tempo submerso ou percorrer a maior distância ou profundidade sob a água e sem o auxílio de equipamentos para a respiração.


Mergulho Autônomo


Um dos mais praticados no Brasil, o mergulho auntônomo é aquele realizado com equipamentos que possibilitam respirar debaixo d'água: reservatório (cilindro). Este tipo de prática pode ser recreacional e técnico.

Se praticado com segurança, o mergulho para recreação é 100% seguro. Esta é a modalidade mais procurada entre os iniciantes e também para os que admiram o mergulho. A idade mínima para esse tipo de mergulho é de 12 anos de idade e é recomendável usar máscara, snorkel e nadadeiras.

Antes de mergulhar, é necessário realizar o curso básico, e um dos pré-requisitos é saber nadar, além de passar por aulas teóricas e práticas, na piscina ou no mar, com um instrutor devidamente certificado.




segunda-feira, 11 de março de 2013

MERGULHE NAS PISCINAS NATURAIS DA PRAIA DE PAJUÇARA



Por meio das conhecidas jangadas, dezenas e dezenas de passeios são realizados até as piscinas naturais de Pajuçara. Elas levam em média trinta minutos para atravessar os cerca de dois quilômetros entre a praia de Pajuçara e os recifes. Eles são muito populares principalmente nos tempos de baixa maré, quando o mar declina e forma belas piscinas naturais. Estas dão um show à parte proporcionado pela natureza.


Quem faz o tour abordo de uma jangada tem ainda a chance de mergulhar em piscinas naturais com águas completamente claras repletas de peixes coloridos. O turista que opta pelos passeios de jangada até as piscinas naturais de Pajuçara conta com um dos exotismos máximos de Maceió. A dica é: chegue cedo, por volta das 9h e aproveite o passeio.


E para quem está engatinhando no quesito mergulho, não há opção melhor para começar a praticar. Com o auxilio do snorkel e mascara, além da instrução de um profissional capacitado, crianças, jovens a adultos poderão se deslumbrar com uma bela paisagem submersa.


Agende com a L´aguna Sub seu passeio e mergulho nas belas piscinas naturais do mar de Pajuçara!

sexta-feira, 8 de março de 2013

PRAIA DE PAJUÇARA! UMA DAS MAIS ENCANTADORAS PAISAGENS DO PAÍS!!




Sendo uma das mais bonitas praias da capital alagoana, a praia de Pajuçara encanta com sua paisagem e conta com águas tranquilas, areia fofinha, excelente estrutura de bares, restaurantes, hotéis, pousadas e edifícios residenciais. Aqui, maceioenses e visitantes de todo país podem desfrutar de belos passeios pelo calçadão, se deslumbrar com a paisagem além de conhecer a feira de artesanato.





Em dias de maré baixa, o mar verdinho de águas tranquilas da Pajuçara dá lugar as mais belas piscinas naturais do Brasil - localizadas apenas dois quilômetros mar adentro. Para se ter uma ideia, durante os dias de maré baixa um grande número dos banhistas que rumam cedo em direção a praia, nadam em águas cristalinas que podem chegar a 40 centímetros de altura.


Venha nos conhecer!!!
Agende na L'aguna Sub seu passeio e mergulho em nossas piscinas naturais!!!


Praia de Pajuçara/ vista do alto


O belo Pôr do Sol  na Pajuçara



Passeio de Jangada no maravilhoso mar de Pajuçara

PARABÉNS ÀS MULHERES QUE SÃO DESTAQUE TAMBÉM NO MERGULHO

Hoje, dia Internacional da Mulher, parabéns à todas as mulheres guerreiras e batalhadoras do mundo. Hoje daremos destaque a esta excepcional mergulhadora e recordista em apnéia: Karol Meyer.
Em 2009 a brasileira de Florianópolis quebrou o recorde mundial de permanência em baixo d'agua sem respirar na categoria feminina static apnea with oxigen (apnéia estática com preparação de oxigênio). Ela alcançou o tempo de 18 minutos, 32 segundos e 59 décimos, feito que a insere no Guinness World Records.

Parabéns!!!

quinta-feira, 7 de março de 2013

GOLFINHO PEDE AJUDA A MERGULHADORES


Desde há muito que a graciosidade dos golfinhos despertou no Homem um fascínio muito especial, enriquecendo-lhe a imaginação para a composição de histórias lendárias onde estes animais desempenham os papéis principais. Durante muito tempo, os marinheiros acreditavam que os golfinhos eram reencarnações de homens, que divagavam pelos mares, praticando tantas boas ações quantos os pecados que haviam cometido durante as suas vidas humanas anteriores.

CONHEÇA OS TRÊS EQUIPAMENTOS BÁSICOS UTILIZADOS NO MERGULHO LIVRE


Snorkel


Snorkel é um tubo, de aproximadamente trinta centímetros e um diâmetro não muito largo, para que não se respire ar empobrecido em oxigênio (O2) pela expiração anterior, contém um bocal e permite respirar o ar do ambiente pela boca, sem levantar a cabeça da água e também permite quando necessário, que se respire à superfície sem consumir ar da garrafa.Existem Snorkel com e sem válvulas, as válvulas apenas ajudam na hora de expulsar a água da tubulação. O tubo com válvula auto-drenante não é muito aconselhável para a caça submarina, visto que o ruído que este faz com uma pequena quantidade de água ou saliva no seu interior, é suficiente para ao ouvido do peixe e assustá-lo.

Máscara de mergulho


A Máscara de mergulho dá uma visão nítida do fundo do mar ao mergulhador, porque os raios de luz não podem ser focados sem a presença de uma camada de ar antes do olhos, permitida pela máscara. Outro efeito curioso da visão do mar é o aumento e a aproximação aparentes dos objetos em proporção cerca de 25% maior e até 2/3 mais perto que a realidade. Desse modo, se um mergulhador contar que viu um peixe de um metro, deve-se entender algo em torno de 75 centímetros. Efeito conhecido como refração.

Nadadeiras



Uma vez que não se utilizam os braços na natação subaquática, o movimento das pernas é o responsável pelo deslocamento do mergulhador.
Feitas de borracha ou silicone, as barbatanas podem ser basicamente de dois modelos: de calcanhar aberto, o que quase sempre exige o uso de uma bota por dentro da barbatana; e a de calcanhar fechado. De tamanhos variáveis, conforme a utilização, como regra temos as de tamanho grande (jumbo), para o mergulho livre, uma vez que se exige maior velocidade do mergulhador para atingir a profundidade desejada, já que não há suprimento de ar além dos limites dos pulmões; e as menores e mais largas, que proporcionam maior força, o que é necessário quando se nada com equipamento completo (roupa, cilindro, colete, cinto de lastro).



Para garantir um mergulho livre prazeroso e seguro, é necessário o uso correto destes equipamentos básicos. Lembrando que é extremamente importante o acompanhamento de um profissional devidamente qualificado.


Esperamos por vocês!!